{Perguntas e Respostas} – Mais dúvidas quanto ao registro do meu livro na Biblioteca Nacional

Pergunta 1:

Olá Tiago,
Conheci o seu Blog há pouco tempo e gostei muito das dicas que você compartilha ao longo das suas postagens!
Vi que você também costuma responder algumas dúvidas e, por isso, aqui estou com algumas delas:
Quero registrar a minha primeira obra e pretendo fazer o registro pessoalmente via Posto Avançado. Você sabe se, nesse caso, eu recebo um protocolo de imediato? Sabe também se eu posso enviar este protocolo de depósito para as editoras ou se devo aguardar até que o registro de averbação me seja enviado pelo correio? (parece-me muito tempo de espera!)
Estive fazendo um levantamento das editoras que publicam obras parecidas com a minha e entre elas está a Rocco. Vi, no entanto, que a Rocco pede exclusividade de 45 dias. Você sabe como isso funciona? Quer dizer que eu preciso enviar primeiramente para eles e aguardar 45 dias para, então, enviar para outras editoras? E se eu já tiver enviado para outras editoras mas não tiver recebido uma resposta positiva de nenhuma delas – posso então enviar para a Rocco?
Ficaria muito grata se você pudesse me responder às dúvidas acima.
Sucesso com o seu Blog e na publicação do seu livro!
Márcia

 

 

Resposta 1:

Olá Márcia,

Que bom que gostaste do blog. Fico feliz em poder ajudar.

Respondendo suas perguntas:

Quanto ao protocolo, pelo que pesquisei, você recebe depois via correio, porém provavelmente na hora do envio no protocolo avançado você recebe um comprovante de que enviou o original.
Referente ao envio do protocolo ou averbação, ressalto que cada editora trabalha de uma forma diferente, ou seja, cada uma tem o seu procedimento. Aconselho olhar as regras  e segui-las a risca para não ter seu original descartado sem ser avaliado. Um exemplo é a Rocco, como citaste na pergunta. Ela exige o registro de averbação. Esse documento vem cerca de 2 meses após a entrada do documento na BN.
Por experiência, esse procedimento de exclusividade é muito válido para as editoras,  mas na prática o que ocorre é que na grande maioria das vezes as editoras não respondem ou levam meses para responder. Mande seus originais sem medo que quando você perceber os 45 dias já se passaram. Se tiveres enviado a outras editoras mande também a Rocco. Não te prenda a isto, pois se fores esperar, verás que muitas não irão responder.

Sucesso para você também.

Abraços

Tiago Haubert

Tiago Haubert é escritor e sonhador, empresário idealizador da marca de roupas FORS e advogado. Mantém o blog Causos de um aspirante a escritor que traz dicas para escritores e tem o intuito de apoiar a literatura nacional. Escreve também no “blog Tiago Haubert” do site “Tudo sobre floripa”. Em 2015 terá seu primeiro romance – Enigmas dos Sonhos: O Pergaminho Encantado – publicado pela Editora Selo Jovem.

2 comentários

  • Olá Tiago!

    Uma ótima pergunta e com toda certeza muito bem respondida.
    Poxa, dá é um trabalho rs, escrever é prazeroso, mas depois é demorado até que chegue nas livrarias né? Ah! Verdade, as editoras demoram para responder, a não ser que seja bem conhecido, mas acontece o mesmo com os bogueiros, inicialmente eles demoravam muito, hoje já atendem melhor…
    Sucessos!

    PS: Eu irei divulgar em breve alguns escritores nacionais e você está no meio, não se importa de utilizar a imagem de seu livro e informações de perfil do blog né? kkkk já usei, mas se entrar em contato comigo posso modificar e assim que a postagem sair, te aviso.

    Abraços!
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    • Olá,

      Sim, escrever é só uma parte do processo. Com certeza hoje já está muito melhor.
      Claro! ficarei muito feliz em você divulgar meu blog e meu livro. Valeu pela visita.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*