6 Dicas para ter seu livro aceito em uma editora

1 – Fuja das trilogias iniciais.

Esse ponto provavelmente gerará polêmica.

Não digo para você deixar de escrever uma trilogia. Você pode escrever uma história pensando em continuá-la, mas se você, autor iniciante, quer ter seu original aceito, é muito mais fácil escrever o livro de forma a fechar todas as pontas da história não vinculando a editora logo de início a contratar toda a trilogia. Depois, se o seu livro for bem aceito pelo público, crie novas situações para a trama e tente fechar um novo contrato. Lembre-se que a editora é uma empresa e, para ela, investir em um autor inicial já com um trilogia é arriscado, o que muitas vezes causa a rejeição do original, mesmo ele sendo de qualidade.

Meu conselho seria: Escreva seu livro sem deixar pontas soltas, envie as editoras e só depois pense na continuidade. O mercado de literatura está crescendo e os leitores estão comprando mais livros nacionais, mas a quantidade de novos escritores também está aumentando exponencialmente, o que deixa o mercado concorrido.

Aqui um link interessante que fala sobre a assunto mais a fundo num post antigo (mais no fim ele fala sobre o assunto): Entrevista de como despertar o interesse de um editor

 

2- Divulgue seu trabalho

Crie blogs, participe de feiras, tenha um público que lhe acompanhe.

Tente se tornar conhecido. Isso é muito importante. Como em várias áreas, nem sempre os mais talentosos se destacam. O fato de você, antes mesmo de publicar seu livro, ter um público que já lhe acompanha é um ótimo indicativo para a editora investir em seu livro. Isso aumenta muito a probabilidade de você dar retorno a editora. Lembre-se que antes de tudo a editora visa o lucro e ela tem que visualizar que terá resultado com seu trabalho.

 

3- Revise

Não termine seu livro antes de revisá-lo. A qualidade do texto é fundamental e acredite, seu livro não está pronto antes de você revisá-lo. Contenha a sua ansiedade. É na correção que o texto se transforma e ganha qualidade. Nesse etapa você corrige os furos e deixa a leitura agradável. Nesse momento, não tenha dó de excluir parágrafos. “Nossa!!! Como ficou legal essa frase”. Então, pergunte-se: Em que ela acrescenta a história? Se a resposta for “nada”, ou “não sei”, ou ainda “mas o parágrafo está muito legal!” Exclua. Se você realmente gostou da frase, guarde-a para outra situação onde, quem sabe, ela fará alguma diferença para a história.

 

4- Pesquise a linha editorial

A grande maioria dos originais hoje não são aceitos porque as pessoas não pesquisam os gêneros que as editoras trabalham. Se você tem um livro didático, certifique-se de que mandou para uma editora que publica esse gênero.

Segue um link muitas informações de editoras: Editoras para envios de originais

 

5- Crie uma história em algum ponto inovadora

Existem milhares de livros publicados e aspirantes a escritores loucos para terem suas obras lidas. Então, ao escrever a sua, certifique-se de que ela é em algum ponto inovadora. Não adianta escrever uma história de um super-herói de roupa azul, com uma cueca vermelha para fora, mais rápido que uma bala, que tenha força e músculos de aço e pode voar e achar que esse seu livro causará estardalhaço. Caso você queira escrever sobre um super-herói, crie algo novo. Inove em algum momento e dê sua identidade e estilo à história. Pode ser apenas em determinado ponto a inovação, mas isso é fundamental, pois, se for muito similar a outros livros, a editora se perguntará por que simplesmente não pega esse outro autor já conhecido e o publica? Para eles a garantia de resultado é muito maior.

6- Acredite

Mais uma vez, o mais importante: Acredite em você e não desista! Em breve eu entrarei para essa batalha!

 

Tiago Haubert

Tiago Haubert é escritor e sonhador, empresário idealizador da marca de roupas FORS e advogado. Mantém o blog Causos de um aspirante a escritor que traz dicas para escritores e tem o intuito de apoiar a literatura nacional. Escreve também no “blog Tiago Haubert” do site “Tudo sobre floripa”. Em 2015 terá seu primeiro romance – Enigmas dos Sonhos: O Pergaminho Encantado – publicado pela Editora Selo Jovem.

5 comentários

  • 26 de outubro de 2015 at 11:50 // Responder

    Oi, Thiago Haubert!

    O seu site presta relevante serviço a todas as pessoas que almejam ser escritoras. As suas orientações são muito preciosas! Além disso, você responde atentamente a todas as dúvidas e comentários postados. Parabéns pelo espaço!

    Espero algum dia poder partilhar, com você e com todos que acessam a este site, a alegria da publicação de meu livro! Que o Divino Pai Eterno abençoe a todos que se dedicam constantemente rumo à concretização de seus sonhos!

    Atenciosamente,

    Denyse.

  • Olá Tiago, como vai?
    Comecei a escrever um livro e, durante esse processo, fiquei com uma dúvida. Apesar de estar estudando gramática para escrever melhor a estória, ainda tenho dificuldade com a pontuação, principalmente, com a vírgula. Meu forte sempre foi exata, então… Poderia me informar se há pessoas ou órgãos que poderiam me ajudar com essa e outras questões, para que esse seja o meu primeiro e mais perfeito (trabalho) livro?
    Espero sua atenção quanto a esta dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*