Entrevista: Como despertar o interesse de um editor

Excelente entrevista com Thiago Mlaker, editor do selo Novas páginas novas ideias da Novo Conceito e Tamires, na 16ª bienal do livro do Rio de Janeiro que ocorreu entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro.

Segue link: Entrevista de como despertar o interesse de um editor

A entrevista é longa, mas excelente e com bastante conteúdo para aspirantes a escritores.

Principal dica que doeu em mim, me deixou com insônia por uma noite refletindo sobre o assunto e surtiu bastante efeito, foi a resposta a penúltima pergunta de um ouvinte que questionou sobre um autor iniciante começar por trilogias. Fato comum no gênero fantasia.

A resposta foi bastante esclarecedora e, por concluir necessário, mudei algumas situações em meu livro já que me enquadro no perfil de escritor iniciante e pretendo escrever uma saga. Veja que não abandonei a ideia de escrever a saga, apenas ajustei esse meu primeiro livro para que seja conclusivo o suficiente, deixando para um segundo momento a conversa com a editora sobre uma possível continuação.

Acredito que temos que pensar grande, mas a minha conclusão foi que a questão mercadológica, tendo em vista o investimento da editora, podia fazer meu original ser descartado logo no início pelo fato de que essa possível editora teria que contratar diretamente a saga como um todo. Pelo que vi, na visão do editor, isso requer um risco grande já que autores de primeira viagem não são conhecidos e, se o primeiro livro não vender, a editora arcará com os prejuízos dos outros, reduzindo bastante a possibilidade de ter meu original aceito. Vale lembrar que, antes de tudo, as editoras são empresas e visam o lucro.

Fora isso, várias outras dicas abriram minha mente para novas estratégias de como ganhar meu lugar ao sol em meio aos leitores e editoras.

Recomendo!

E ai, gostaram da entrevista?

 

Tiago Haubert

Tiago Haubert é escritor e sonhador, empresário idealizador da marca de roupas FORS e advogado. Mantém o blog Causos de um aspirante a escritor que traz dicas para escritores e tem o intuito de apoiar a literatura nacional. Escreve também no “blog Tiago Haubert” do site “Tudo sobre floripa”. Em 2015 terá seu primeiro romance – Enigmas dos Sonhos: O Pergaminho Encantado – publicado pela Editora Selo Jovem.

11 comentários

  • Olá Tiago,como vai?
    Que bacana isto,mas infelizmente é assim…são poucos mesmo os autores que conseguem de primeira mas acho que você tem uma mega capacidade para isto…
    kkkkk agora achei um fato interessante,Tamires? e Thiago? kkk bem bacana.
    Bom,continuo torcendo por você e acredito mesmo em seu talento ^^
    Abraço.
    Tamires C.

    • Olá!

      É verdade, não tinha me ligado que os palestrantes se chamavam Thiago e Tamires. Coincidência.

      Obrigado pelo apoio e seguimos na luta!

      Abraços
      Tiago

  • 15 de janeiro de 2014 at 19:52 // Responder

    O que vc classifica como literatura fantástica? Quero saber se meus escritos se situam nessa categoria. Um dos livros (estou no meio do segundo) que estou produzindo conta fatos misteriosos e até alguns milagres, com lastro em fatos reais. Tem fundo místico e religioso.
    Agradeço sua opinião sobre o tema e aceito sugestão de editora.
    Atenciosamente.

    • OLá,

      O Fantástico é um gênero literário que invadiu o cinema, e que define narrativas ficcionais que possuem elementos não explicados pela lógica da nossa realidade. Ele agrupa três subgêneros: ficção científica, fantasia e o horror (ou Terror).
      Pela sua descrição fica um pouco difícil de saber por ter poucas informações. Quanto as editoras tenho um post específico de editoras, porém aconselho antes de qualquer busca por editora, descobrir em qual categoria ele se enquadra, pois as editoras tem suas linhas bem definidas de publicação.
      Segue link das editoras: http://www.aspiranteaescritor.com.br/?p=215.

  • 2 de março de 2014 at 16:50 // Responder

    Fiquei interessado na entrevista com o Thiago Mlaker, porém, não consegui visualizá-la. Você poderia enviar esta entrevista por e-mail?

    Grato

    Wagner F. Ogando

  • Olá, eu estou escrevendo um livro de ficção, e um problema que eu achei foi esse de fazer trilogias logo no começo, porque eu pretendia fazer vários volumes do meu livro, mas diferente dos outros em que os outros volumes são só alongamentos da mesma história, o meu livro é uma história que será dividida em volumes por ser muito grande pra um único (é quase a vida inteira do protagonista + um pouco da do filho dele), e se eu for colocar um fim logo no primeiro volume, vai perder o rumo da história, muita coisa boa vai ser tirada pra resumir e vai ter muita “encheção de linguiça” nos outros volumes (se é que daria pra fazer, porque a história é essa, que seria compactada em um único volume, não teria mais o que colocar). Nesse caso, o que eu poderia fazer?
    Agradeço a resposta.

    • Olá Bruno,
      É um pouco difícil opinar sem saber a história ao certo. Veja q o q trago nesse post é que a probabilidade de ser aceito em una editora comercial diminui e muito em trilogia s… Mas não é impossível de se conseguir. Se a sua história permitir eu faria um primeiro livro fechando os pontos e nos outros abriria mais situações e colocaria fim nelas, mas se a história não permitir, arrisque. Se a história for bem trabalhada pode ser que alguma editora abra as portas para você!
      Sucesso na empreitada!
      Abraços

  • Muito bacana as informações esclarecidas. Eu estou no meio do primeiro livro, e seria uma trilogia… Isto realmente me tirou o sono também, ainda mais que, segundo a história que venho contado (fantasia épica), é praticamente impossível não deixar pontas soltas, porque a cada livro teria um vilão diferente para que, no último, enfrentasse o mais poderoso.

    Bom, vou seguir alguns conselhos e continuar. Tenho absoluta certeza de que a história de meu livro é, de certa forma, bem original num mundo grande e complexo.

    Seus posts são muito bacanas! Parabéns.

    • Olá,

      Que bom que pude ajudar.
      Essas informações também foram importantes para mim, porém cada autor tem que avaliar a melhor estratégia para seu livro.
      Eu acabei adotando em fechar praticamente todas as pontas no primeiro livro, apenas deixando margem pra um segundo e nesse segundo abrir novas pontas.

      Abraços é sucesso,
      TIAGO HAUBERT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*