Matéria do Alto Uruguai – As noites como inspiração e Revista Vitrola

Bom dia Pessoal,

Hoje publico duas matérias sobre do livro Enigmas dos Sonhos publicadas pelo Jornal O Alto Uruguai e na revista Vitrola.

No jornal O Alto Uruguai tive a honra de dividir com Thedy Corrêa. Falamos um pouco sobre  as noites, momentos de inspiração para escritores, e um pouco sobre nossos livros.

Na revista Vitrola apareço com outros autores estreantes e cheios de sonhos divulgando seus trabalhos.

 

“Sobre os olhos de Thedy e os sonhos de Tiago”

 

Noite Ilustrada e Enigmas

Ainda há dúvidas na história deste mundo sobre o grande momento em que a noite e o dia se separaram. Enquanto um ficou com a luz, o outro preferiu os poetas. São os poetas que, desde a separação dos turnos, tentam decifrar os mistérios da noite por meio da escrita. A Set conversou com dois autores – um gaúcho e outro catarinense – para descobrir mais sobre este gosto negro e misterioso.

O primeiro, Thedy Correa, esteve em Frederico Westphalen na semana passada para o lançamento da Revista Vitrola, que o leva na capa. Além da revista, o escritor e vocalista da banda Nenhum de Nós aproveitou a estada na cidade para divulgação de seu terceiro livro, lançado em 2014, Noite Ilustrada. Ele também esteve em FW, no ano passado, quando participou da Feira do Livro.

Tiago Haubert, o segundo, vem à feira neste ano para participar da mesa-redonda com Wagner Costa, com o tema “A magia da palavra”. Tiago lançou recentemente seu primeiro livro de fantasia medieval, Enigma dos Sonhos: o pergaminho encantado. Além da escrita, Tiago, junto com o pai, Valdir Haubert, e o primo, Charlis Haubert, possui uma marca de roupas, a “FORS Clothes and arts”, e advoga em Florianópolis (SC), onde mora.

Thedy ilustra sua noite com poemas nascidos da insônia. Ele mesmo conta que escreveu a maioria dos poemas de seu livro sob a falta de sono na luz baixa, emitida a cima de sua poltrona do ônibus que o carregava de um show ao outro. Para ser escritor eu preciso escrever. E prefiro escrever na noite, em especial na madrugada e seu silêncio”. Já Tiago narra outra noite, imersa no mundo dos sonhos. “Sempre fui intrigado com o que permeia nossas noites de sono, tentando entender e criar teorias místicas sobre o assunto. A noite sempre me despertou para esse lado criativo e imaginário, e nada melhor que trazer isso para o tema que mais gosto de escrever”, revelou o escritor à Set. 

Sobre os leitores, o foco do livro de Tiago é o que chamam de young adults – aquele para jovens adultos, uma vez que seu livro trata de uma aventura fantasiosa. Para o compositor Thedy, o leitor é visto como o último elo da corrente dos acontecimentos que ele escreve.“Eu imagino a história, os personagens, as situações, e no final eu penso no impacto que isso pode causar no leitor”.

E quando falamos de poetas, falamos também de tempo. É através da percepção do tempo que se conhece um bom poeta. Do tempo que vai e que vem. Da manhã que vem e da noite que vai. Deixaremos de falar sobre a noite para falar do dia que desponta no horizonte. Falamos agora, de um novo dia. Para Thedy não há arrependimentos passados. “Reescrever o passado não funciona, o que eu fiz em alguma época era um retrato do que eu era. Tem que assumir”. Para Tiago, é preciso escolher o caminho. “O homem foi feito para se movimentar e o importante é decidir e seguir sempre em frente e confiante. É assim que sigo. Aquele que escolhe ficar parado, parado sempre estará”.

Mateus Quevedo

Link da matéria: http://www.oaltouruguai.com.br/publicacao-21020-As_noites_como_inspiracao.fire

 

REVISTA VITROLA

image1 image2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tiago Haubert

Tiago Haubert é escritor e sonhador, empresário idealizador da marca de roupas FORS e advogado. Mantém o blog Causos de um aspirante a escritor que traz dicas para escritores e tem o intuito de apoiar a literatura nacional. Escreve também no “blog Tiago Haubert” do site “Tudo sobre floripa”. Em 2015 terá seu primeiro romance – Enigmas dos Sonhos: O Pergaminho Encantado – publicado pela Editora Selo Jovem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*