Ambientação, personagens e desenvolvimento

Usarei este post para relatar o que aprendi no decorrer da elaboração do meu livro em relação à ambientação geral do desenvolvimento da obra.

Inicialmente, para ir a ambientação, é fundamental ter um objetivo bem claro do gênero que você escreverá. Ex: Ficção, Terror… No meu caso sempre tive paixão pela literatura fantástica.

Em seguida, eu elaborei a temática do livro, o qual futuramente terei o prazer de lhes informar. Ex: Falar sobre um grupo de revoltados nas recentes manifestações, visando uma abordagem crítica da situação.

Com a temática pronta, passei a ambientação. Nessa etapa você deve escolher onde se passará a história; se em um local existente ou num mundo próprio. Aproveito esse tema para dar uma dica que li em minha jornada: Caso escolhas um local existente, tente optar por lugares do Brasil. Você é brasileiro, conhece nossa cultura e nossos locais. As editoras brasileiras tendem a valorizar isso.

Passada essa fase, comecei a criação dos personagens. Esta parte é fundamental, pois são eles que dão identidade a obra. São através deles que os leitores se identificam, ficam com raiva, amam… Sem um bom personagem, mesmo a história sendo espetacular, você não ganhará a empatia dos leitores.

Por isso, gaste bastante tempo na criação dos personagens. Conheça seus gostos, seus jeitos, suas manias, suas dificuldades e virtudes, mesmo que você não utilize todos esses detalhes, é importantíssimo que esteja claro em sua mente para evitar divergências de personalidade, como por exemplo: um mocinho clichê que, do nada, resolve matar alguém a sangue frio sem motivo. A não ser que o personagem tenha algum transtorno psicológico, isso será o início do fracasso de sua obra.

Elaborad0 um rascunho geral da obra (início, meio e fim – sim, sem esse rascunho será bem complicado terminá-la, pois isso facilita pelo fato de que tu já sabes aonde chegarás com a obra, evitando incongruências), a ambientação e os personagens, passei a escrevê-la.

No início, o mais difícil foi à rotina de me acostumar com a história. Tudo parecia longe, distante e sem lógica, mesmo depois de seguir todos os passos supracitados…. Mas, à medida que a história ganhou corpo no papel, tudo fluiu com mais facilidade, pois a história passou a se incorporar na minha rotina. Comparo como quando você acaba de aprender a dirigir. No início é difícil se acostumar, mas depois vira automático.

Uma dificuldade que tive após escrever várias páginas, foi olhar o início e buscar possíveis incongruências. Por mais que penses em tudo, como no início tudo é muito cru, é inevitável no decorrer da obra ela tomar rumos inesperados mesmo para o próprio autor que, para melhorá-la, se vê obrigado a alterar pontos chaves. Acredite, é muito trabalhoso reescrever. Quando preciso alterar algum trecho já escrito, reescrevo ele do zero e depois comparo com o anterior. Em seguida leio os dois trechos e vejo se faltou algum ponto importante. Por fim, repasso a história toda em minha cabeça para averiguar se ela implicará em mais alguma mudança no decorrer do desenvolvimento. Erros de lógica não são perdoados em livros.

Portanto, se por acaso, estiveres escrevendo um livro e se deparastes com algumas dessas dificuldades iniciais, pense que tem pelo menos mais UMA pessoa que passou por isso.

Não desista!

Tiago Haubert

Tiago Haubert é escritor e sonhador, empresário idealizador da marca de roupas FORS e advogado. Mantém o blog Causos de um aspirante a escritor que traz dicas para escritores e tem o intuito de apoiar a literatura nacional. Escreve também no “blog Tiago Haubert” do site “Tudo sobre floripa”. Em 2015 terá seu primeiro romance – Enigmas dos Sonhos: O Pergaminho Encantado – publicado pela Editora Selo Jovem.

2 comentários

  • Olá.
    Achei super interessante as dicas…não sabia que escreveu um livro,na verdade fiquei sabendo quando fui montar o post de parceria do blog ^^ mas de qualquer forma me avise qual é e poderei atualizar.
    Abraços parceiro!
    Tamires C.

    • Oi, que bom que gostaste, visitei seu blog também e achei bem interessante… Legal a sua idéia e fazer parcerias com autores, isso ajuda a divulgar nossos trabalhos… Quanto ao meu livro, ainda estou no fim dá correção, finalizo final de setembro… Ai depois disso vou tentar pública lo em alguma edotora que aceite meio original… Mas valeu pelo apoio… Qnd finalizar o livro terei o prazer de divulgar =)… Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*