6 Dicas para afastar o fantasma do bloqueio criativo

Olá pessoal,

Após um tempo sem posts com dicas para aspirantes a escritor, volto com energia total.

O lançamento do meu livro acabou me tomando um tempo maior do que eu imaginava e está sobrando pouco tempo para compartilhar todos os meus aprendizados aqui, mas aos poucos escrevo os posts.

Antes de começar, gostaria de agradecer a todos, ao mundo e a vida por tudo de maravilhoso que está acontecendo. Há uns anos, antes mesmo de começar a escrevê-lo, nunca que eu imaginaria que meu livro estaria correndo o Brasil. Claro que sonhava com isso, mas viver esse momento está sendo perfeito! Agradeço mais uma vez a vocês leitores e amigos, sem vocês, nada disso seria possível!

Quer saber mais sobre Enigmas dos Sonhos: O pergaminho encantado CLIQUE AQUI.

Bom, vamos as dicas para afastar o tão temido bloqueio criativo.

 

 

1. Crie seu esboço antes de começar a escrever

Acredite, fazendo um esqueleto inicial de sua história, estabelecendo uma ideia de início, meio e fim, ajudará muito nos momentos em que a sua história empacar, pois você terá um norte bem definido e as ideias aparecerão com mais facilidade.

Vale ressaltar que o esqueleto da história poderá ser modificado, mas ao tê-lo, todas as ideias convergem para um ponto único e caso mudes algo nesse esboço, fica mais fácil de alterar a história.

2. Não espere a inspiração

Escritores profissionais possuem prazos, então eu pergunto, como eles conseguem cumpri-los apenas esperando inspiração chegar? Seria difícil, porque normalmente a inspiração não tem hora para vir e isso influencia a procrastinação. Tudo que está a nossa volta acaba se tornanado mais interessante do que escrever. Então, minha dica é: escreva sempre sem esperar a inspiração chegar. Terão dias que fazer uma página será dificílimo e terão outros dias que as páginas surgirão como mágica, mas somente colocando a bunda na cadeira e escrevendo que seu livro será concluído.

 

3. Estabeleça metas e crie sua rotina de escrita

Para não ser assombrado pela procrastinação, crie uma rotina diária de escrita e estabeleça suas metas. Siga elas a ferro e fogo!

Ao seguir esse passo, todas as suas energias e forças trabalharão para atingir as metas.

Lembre de estabelecer metas condizentes com sua carga horária livre. Não adianta colocar uma meta de 10 páginas diárias sendo que trabalhas oito horas e de noite tens faculdade. Ao colocar metas exageradas, será apenas uma questão de tempo para se desmotivares.

No meu caso, eu escrevia 3 páginas por dia de domingo a quinta. Para mim foi bom, porque dava tempo das ideias amadurecerem de um dia para o outro e novas ideias surgirem.

 

4. Desligue o WhatsApp

Afaste tudo aquilo que pode tirar sua concentração. Tudo parecerá mais prazeroso do que escrever. Facebook, televisão, whatsapp… Eu não escrevo no completo silencio, mas tenho a consciência dos menus horários de escrita.

 

5. Esvazie a mente

Quando as ideias não surgirem, dê uns dias para sua cabeça. Esvazie a mente, leia um livro qualquer. Quando menos esperares novas ideias surgirão. Outra dica é anotar num papel tudo aquilo que te incomoda e atrapalha para escrever. Assim você joga para o papel os seus problemas para serem resolvidos depois.

 

6. Termine o que começou

Essa dica parece idiota de tão óbvia, mas ela é uma das que mais fazem os escritores desistirem. Começam empolgados e por não criarem esboços iniciais, ou por não estudarem como criar uma estrutura de livro, acabam desanimando e desistindo de seus livros. Muitos desistem também simplesmente por uma autocrítica exagerada em comparação a outros autores.

Você que está começando, o que eu diria é que tudo na vida é uma evolução. Somente aqueles que terminam o que iniciam podem desfrutar do gosto do resultado, seja ele ruim ou bom. Somente saberás o que melhorar depois de terminar o seu livro.

Saiba que a primeira versão do meu livro ficou muito ruim e somente depois de oito revisões é que eu estava satisfeito e que ele poderia ser publicado.

 

 

Para finalizar, eu diria para você dar o seu melhor. Escreva muito e autocritique-se buscando sempre se aperfeiçoar, pois a vida de escritor no Brasil é árdua, mas gratificante. Aprenda com seus leitores e corrija muito seus livros, pois a primeira versão é sempre uma pedra bruta, acredite.

Eu sei que seguir essas dicas não é nada fácil, eu mesmo muitas vezes me vejo dominado por algumas dessas armadilhas. O importante é ter essa consciência e tentar segui-la que tenho certeza que terás resultado.

Espero que tenham gostado das dicas e sigam com muita fé e dedicação seus sonhos que o mundo conspira. Para mim tem sido assim!

 

Tiago Haubert

Tiago Haubert é escritor e sonhador, empresário idealizador da marca de roupas FORS e advogado. Mantém o blog Causos de um aspirante a escritor que traz dicas para escritores e tem o intuito de apoiar a literatura nacional. Escreve também no “blog Tiago Haubert” do site “Tudo sobre floripa”. Em 2015 terá seu primeiro romance – Enigmas dos Sonhos: O Pergaminho Encantado – publicado pela Editora Selo Jovem.

5 comentários

  • Tiago, como criar a estrutura de um livro? Eu tenho um roteiro com fichas dos personagens (e suas descrições em todos os âmbitos possíveis), fichas de cenários (com a descrição e a história de cada um deles), tenho um resumo da história com mais ou menos duas páginas, mas e agora? E as cenas do meio? Como pensar nelas? Como encontrar um jeito de estruturá–las?

    • Olá Gabriela,

      O desenvolvimento da história é a parte mais interessante é difícil de fazer. Normalmente você tem uma sequência na cabeça, mas quando coloca no papel não fica tão legal. Eu vou trabalhando cena a cena e assim as próximas vao surgindo naturalmente. Muitas vezes trava, porém passa um ou dois dias, novas cenas surgem e a história vai se moldando. Fora a quantidade de vezes que uma cena posterior gera alterações em cenas pretéritas. Essa parte é trabalhosa.

      Enfim, minha dica para você é comece a escrever. Não pare. A primeira versão de um livro sempre é uma pedra bruta. Após terminado, trate de lapida-la.

      Espero ter ajudado,
      Tiago Haubert
      http://www.enigmasdossonhos.com.br

  • 15 de dezembro de 2015 at 0:40 // Responder

    Bom. Quero publicar um livro, mas tenho minhas dúvidas por ser menor de idade e escrever um romance. De alguma forma isso poderia interferir no momento de escolha de editora? Aguardo respostas e estarei muito agradecida se tirar minhas dúvidas.

    • Boa noite,

      Não tem problema você ser menor de idade.

      O provável a acontecer é seus pais terem que assinar o contrato como sua responsável!

      Abraços e sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*