{Perguntas e respontas} – Como dar o primeiro passo para escrever seu livro?

Leitor Pergunta: Olá tiago! Faz algum tempo que tive a vontade realmente de começar a escrever meu livro, é um romance de um amor á distancia, tenho inúmeras dúvidas, acho que normal né, rs. Mas uma delas, é como eu devo passar a idéia da minha história pro papel, consequêntemente começar a escrever meu livro? Obrigada desde já.

Resposta: Olá. Sim, quando somos marinheiros de primeira viagem surgem inúmeras dúvidas. É perfeitamente normal.

Essa etapa na qual você se encontra é uma das mais árduas no projeto de escrever um livro. Primeiro de tudo, vale dizer que ao se dar o primeiro passo, é importante ir com toda a força de sua vontade, pois o projeto é longo, mas com certeza muito prazeroso.

A dica que posso lhe dar e funcionou muito bem comigo seria:

1 – Faça um roteiro (esqueleto) com a sua ideia. Início, meio e fim.

Nessa parte é apenas um esqueleto mesmo.

Ex: Início – O casal adolescente namora, porém devido a transferência de trabalho do pai do namorado ele se muda e o namoro continua, mas a distância.

Meio – Em Belém do Pará ele se apaixona por outra e a namorada resolve abandonar sua família para ir para lá. Nesse caminho ela passa por muitas experiências e perigos.

Fim – O casal fica junto.

2 – Crie uma meta

Só há uma forma da sua ideia ganhar corpo. Sentar na frente do computador e começar a escrever. Verás que estabelecendo uma meta, irá lhe ajudar a manter sempre a vontade de continuar. É como correr numa esteira. Se começas a correr sem nenhum objetivo, logo para. Porém se colocas a meta de correr 3 km, por mais que não consigas, darás o melhor de si.

Lembre que quando estiveres escrevendo, é comum desanimar no meio do caminho pela autocrítica da própria história. Lembre-se que a pedra bruta vira uma jóia nas correções. Então escreva, escreva e escreva. Sem nada que possa lhe travar e depois que acabares, revise, revise e revise.

Espero ter ajudado

Sucesso na empreitada!

Abraços

 

Tiago Haubert

Tiago Haubert é escritor e sonhador, empresário idealizador da marca de roupas FORS e advogado. Mantém o blog Causos de um aspirante a escritor que traz dicas para escritores e tem o intuito de apoiar a literatura nacional. Escreve também no “blog Tiago Haubert” do site “Tudo sobre floripa”. Em 2015 terá seu primeiro romance – Enigmas dos Sonhos: O Pergaminho Encantado – publicado pela Editora Selo Jovem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*