{Perguntas e respontas} – Estou com bloqueio criativo para escrever, o que faço?

Bruna Pergunta: Olá eu estou escrevendo um romance, e gostaria de algumas dicas para desenvolver minha história já que estou com dificuldades para isto

Resposta: Olá Bruna, depende de que tipo de dica você está buscando. Bloqueio? Dificuldade em escrever? Espero poder ajudar!

Bruna Pergunta: Isto mesmo, é como se fosse um bloqueio, eu tenho já o rascunho da história, mas quando começo a escrever vai me dando um desânimo nas primeiras páginas, vou me enrolando com a história e enfim desisto de escrever ….

Resposta:  Uma técnica que uso para evitar bloqueio é fazer um rascunho bem completo dá história, com início meio e fim… Isso, pelo que vi, você fez…

Então minha dica seria em estabelecer metas diárias de escrita… Por exemplo: Eu trabalho com uma meta de 3 páginas por dia de domingo a quarta. Nessa meta eu não me preocupo com a forma do texto. FOCO APENAS EM ESCREVER A HISTÓRIA COMO VEM EM MINHA MENTE. DEIXO A IMAGINAÇÃO FLUIR. Nesse momento, enquanto escrevemos é onde buscamos a perfeição e muitas vezes nos frustramos, porém muitas vezes não nos demos conta que a lapidação vem depois. Assim uso toda a energia enquanto escrevo para desenvolver a ideia. Depois aparo as arestas e trabalho para deixá-la com uma escrita fluida e emocionante.

Uma coisa que acontece muito enquanto escrevemos é imaginarmos cenas e quando as colocamos no papel, não ficam boas… Aí gera aquele desânimo! Diria para você que isso é normal, pois o texto realmente ganha beleza e fluidez nas correções… No meu livro corrigi 4x antes de enviar a um profissional.

Concluindo, minha principal dica seria para você seguir escrevendo dando o melhor de si!

 

Tiago Haubert

Tiago Haubert é escritor e sonhador, empresário idealizador da marca de roupas FORS e advogado. Mantém o blog Causos de um aspirante a escritor que traz dicas para escritores e tem o intuito de apoiar a literatura nacional. Escreve também no “blog Tiago Haubert” do site “Tudo sobre floripa”. Em 2015 terá seu primeiro romance – Enigmas dos Sonhos: O Pergaminho Encantado – publicado pela Editora Selo Jovem.

4 comentários

  • Olá Tiago, como vai?

    Que demais, não desanime não Bruna, eu tenho um deles, mas mandei para um amigo e ele me ajudou com revisão, mas depois percebi que a história poderia ser melhorada e quero colocar mais um toque real na história rs.
    O meu foco agora é fantasia e romance, mas no romance eu garrei e na fantasia eu estou quase desistindo porque na verdade eu queria uma coisa nova e inovadora, vamos ver, uma hora surge rs.

    Abraços e ótimas dicas como sempre =D

    • Olá Tamires,

      Não sabia que você estava escrevendo um livro. Legal! É isso aí. Vá em frente. Não desanime também. O importante é dar o melhor de si.

      Se bloqueou no romance, volte para o rascunho e trace novas situações para seguir e finalizar de vez o livro e revise para buscar esse toque mais real.

      Na fantasia também siga. Se for analisar hoje em dia, tudo que você pensar em escrever já foi escrito. O importante é escrever algo que você goste e dar realidade as cenas e personagens. Quase todos os livros de fantasia são maniqueístas, ou falam de mundos paralelos, ou falam de vampiros, magos, elfos e assim por diante… O importante é buscar um enfoque diferente para algum desses temas e seguir em frente deixando aflorar toda a sua imaginação.

      Sucesso para nós!

      Abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*